Manaus, 15 de Dezembro de 2017
 
ABCAM - Bombeiro Civil

A profissão de Bombeiro Civil existe no Brasil desde os anos 60, vem crescendo a cada ano e já é consagrada pelo mercado de trabalho, consta no Ministério do Trabalho o Emprego e tem Norma específica pela ABNT.

Trata-se de um profissional preparado de maneira similar ao Bombeiro Oficial de Segurança Pública do Estado, porém exercendo a função civil. Destinado a pessoas de ambos os sexos.
A ABCAM prepara o profissional para ser contratado em indústrias, shoppings, armazéns, empresas particulares, condomínios, clubes, prédios comerciais etc.  Em shows e eventos, a presença do Bombeiro Civil é fundamental, protegendo o público e os equipamentos.

Esse Bombeiro Profissional Civil trabalha como empregado ou prestador de serviço em condomínios, comércios, shoppings, industrias local de shows ou eventos diversos, é vinculado aos departamentos de Segurança e Segurança do Trabalho, a carga horária média é de 44 horas semanais em turno de 8 ou 12 horas de trabalho. O Grau de escolaridade mínimo exigido para a realização do Curso de Formação de Bombeiro  Civil é a 5º serie, e a idade mínima é de 18 anos.

Sua atuação é: na segurança e preservação do patrimônio, planejando medidas contra incêndios, tumultos, acidentes ou catástrofes. Cabe também ao Bombeiro Civil, realizar serviços de busca e salvamento, prestar primeiros socorros e Atendimento Pré- Hospitalar a acidentados nos casos de incêndios, afogamentos, enchentes, desabamentos, pânico etc.

O mercado de trabalho é ávido por este profissional, porém falta por parte do público o conhecimento da profissão que faz parte do CBO - Classificação Brasileira de Ocupação do MTE - Ministério do Trabalho e Emprego, e da ABNT NBR 14608, Portaria 397 de 09/10/2000.

 
   © 2017 - Academia de Bombeiros Civis - Fone: (92) 98120-7450 - Maria Gloria
Desenvolvimento NewMD